Turismo Social do Sesc realiza passeio pelos principais pontos históricos da cidade

27/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Terra de povo hospitaleiro, natureza é generosa e um belo conjunto arquitetônico colonial, São Luís está em contagem regressiva para seu aniversário de 401 anos em 8 de setembro. Toda essa beleza que atrai olhares dos turistas guarda uma rica história que às vezes é desconhecida de seus moradores, menos para quem participou com o Turismo Social do Sesc do Passeio Museus e Praças de São Luís, promovido sábado, 24 de agosto.


O passeio contemplou os principais pontos turísticos da ilha, começando pela Praça Gonçalves Dias também conhecida como Largo dos Amores, que possui, além de beleza arquitetônica, uma das mais belas vista da Baia de São Marcos.


Em seguida, o grupo conheceu a história da Praça Maria Aragão, local que homenageia à médica comunista de mesmo nome. A atual arquitetura do lugar é assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, amigo da médica Maria Aragão.


A próxima parada do grupo formando por maioria de conterrâneos foi o Centro Histórico, onde puderam conhecer a Praça Benedito Leite, a Igreja da Sé, a Praça Dom Pedro II, o Palácio dos Leões, finalizando com visita a Casa de Nhozinho, na Rua Portugal. Quem os acompanhou foi a guia de turismo, Myracy Santos.


Na avaliação do casal Oldmar de Oliveira Leite, 69, aposentado e Darcy Lobão, 61, enfermeira, o passeio foi uma oportunidade de conhecerem a história de locais que normalmente passa despercebida. “Por morarmos aqui é bom escutarmos a verdadeira história da nossa terra”, disse Darcy.


“O fato é que a gente conhece e não conhece a história da nossa cidade, por isso considero importante eventos como esse”, comentou Oldmar.


Para Milenna Silva, de apenas 12 anos, valeu a pena caminha a tarde toda, tudo foi descobrimento. “Foi um pouco cansativo, mas aprendi mais da cultura maranhense”, revelou.


Apesar de morar há mais de 20 anos em São Luís, a professora baiana Maria de Oliveira Amaral, de 73 anos, sabia muito pouco da cidade e por isso valorizou o passeio. “Achei excelente a iniciativa e recomendo! Acredito que deva ser feito outro outros pontos no roteiro”, sugeriu.