Alunos do Adolescente Cidadão montam cooperativa e lançam grife de acessórios

23/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Completando 15 anos de trabalho em prol dos jovens ludovicenses de bairros menos favorecidas, o Sesc realiza o encerramento oficial da edição 2012 do projeto Adolescente Cidadão, realizado na Raposa. Trabalhando a reciclagem, educação ambiental, moda e cidadania entre os meses de agosto e dezembro do ano passado, os 40 alunos inscritos aprenderam a customizar acessórios a partir de materiais reciclados e no encerramento, que acontece neste sábado, dia 24 de agosto, no Sesc Comunidade, realizam uma bela exposição e desfile da grife criada, intitulada Fisha. A solenidade inicia às 9 horas.

 

Os adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, participaram do Curso de Customização, utilizando material reciclado recolhido no próprio bairro para a produção de acessórios como: bijuterias, sandálias, bolsas, carteiras e cintos. O resultado do projeto foi tão satisfatório que os alunos resolveram montar uma cooperativa e lançaram a grife Fisha.

 

As técnicas ministradas no projeto Adolescente Cidadão permitiram o início da produção experimental, que já está gerando renda e abrindo portas no mercado de trabalho para esses jovens. E o recolhimento de matéria-prima na comunidade, além de baratear a produção, propicia a conscientização ambiental dos moradores, que descobrem que peças descartáveis como garrafas pet e caixas de papelão podem ser utilizadas de forma criativa e lucrativa.

 

Na solenidade de encerramento, os adolescentes desfilam as suas criações para o público e, após a cerimônia,disponibilizam toda a produção artística para apreciação e compra, na quadra Sesc Comunidade, Raposa.

 

Segundo Geovana Maya, assistente social responsável pelo projeto, estimular a prática da responsabilidade ambiental, apresentando alternativas simples, mas significativas, é uma ótima forma de promover o desenvolvimento sustentável.

 

O Adolescente Cidadão é uma iniciativa do Sesc que visa confrontar a escassez de oportunidades e investimentos em áreas menos favorecidas socialmente, buscando desenvolver e aprimorar talentos locais, ao mesmo passo em que trabalha valores como a autonomia, percepção cidadã, conscientização ambiental e motivação pessoal.