Amazônia das Artes celebra a arte cênica e dança na programação do final de semana

20/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Iniciar o final de semana com um programa cultural é uma ótima pedida para relaxar e ampliar o repertório artístico. Quem conferiu a programação do Sesc Amazônia das Artes neste final de semana, de 16 a 18 de agosto, não se arrependeu. Os três espetáculos: Mãe – In Loco (AM), Divertissement (AP) e Do Repente (TO), nas linguagens arte cênica e dança, mostraram que a qualidade técnica e criativa das produções artísticas da região amazônica.


Aproximando a plateia da tensão criada no palco, Mãe – In Loco apresenta limite de expectadores. Um pouco mais de 80 pessoas puderam acompanhar o desespero de uma mãe aos poucos perde cada um de seus filhos para a guerra na sexta (16), no Teatro Alcione Nazareth. Inspirado na obra de Bertold Brescht, intitulada Mãe Coragem, o objetivo da peça é sensibilizar o público para o sofrimento e dor dessa mãe, bem expresso no ambiente inóspito e atuação visceral de Carol Santa Ana.


No sábado, dia 17 de agosto, o universo infantil novamente encheu o palco do Amazônia das Artes. Dessa vez, levou o público a viajar pelo maravilhoso mundo das brincadeiras que marcaram a infância de muitos adultos presentes no espetáculo de dança “Divertissement”, do grupo amapaense Graham, no Teatro Alcione Nazareth.


Em contrapartida a realidade individualista em que as crianças de hoje vivem diante da tecnologia, “Divertissement” é um espetáculo de dança cuja coreografia reúne elementos da infância, como bolas, bambolês e latas com as divertidas brincadeiras promovidas pelas crianças como pular elástico, telefone sem fio e tamancos de lata.


Em alguns momentos, as personagens desceram o palco e passearam pela plateia interagindo com as crianças, convidando-as a brincar.
Na ambientação, o colorido marcou o universo lúdico infantil com músicas dançantes que deram o ritmo aos jogos tradicionais infantis que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações. Essa identificação foi o que levou pais e crianças, após o espetáculo, a fazerem fila para registro fotográfico com as integrantes do grupo amapaense Graham.

 

A magia do teatro e dança da Cia Lamira envolveu e surpreendeu os visitantes do projeto Reviver, no final da tarde de domingo (18). Flutuando pelo universo artístico nordestino, o espetáculo une dança, cordéis, teatro de mamulengo e repentes, em uma criação projetada especificamente para espaços abertos.


Segundo Carolina Galgane, coordenadora geral do espetáculo, o objetivo “Do Repente” é democratizar a arte e aproximar o público da produção artística, permitindo a interação durante a apresentação. Para a construção da trilha sonora, personagens, movimentação corporal e cenário, o grupo realizou uma ampla pesquisa sobre as mais diversas manifestações artísticas nordestinas.


O espetáculo, que recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2011, foi bastante aplaudido pela plateia, composta por turistas, estudantes e famílias.