Mais de cem alunos maranhense participaram neste domingo, dia 18 de agosto, do seletivo para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM). As provas aconteceram nas unidades operacionais do Sesc em São Luís, na Deodoro; em Caxias e em Itapecuru, das 9 às 13 horas.
Participam do processo alunos que concluíram o Ensino Fundamental e nasceram entre janeiro de 1998 e dezembro de 2000. Ao todo foram 145 inscritos no Maranhão que concorreram as 4 vagas disponibilizadas para o estado.
Eles foram submetidos a uma prova de redação e outra objetiva, contendo 30 questões, elaboradas segundo textos e temáticas apresentados no Documento Base da 1ª Conferência Nacional da Juventude de 2008, conduzidas pelo Programa de Iniciação Científica da ESEM. O PIC é formado por profissionais de Roraima, Acre, Sergipe, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco.
Acompanhados com os pais, os candidatos de São Luís começaram a chegar antes das 8h no Sesc Deodoro para realização das provas. Na unidade, foram recebidos com um café da manhã na Área de Vivência enquanto aguardavam o início das provas.
Maria Áurea Muniz Lima, de 14 anos, foi uma das adolescentes que chegou cedo com sua mãe, Rosilene Muniz Salazar. Ambas estavam contendo a ansiedade diante da imensa vontade de aprovação no seletivo. “É uma oportunidade de ter um ensino médio com uma qualidade melhor”, espera.
Segundo Rosilene, 40 anos, que trabalha como cozinheira, essa é a oportunidade que a filha tem de ter uma educação que ela não pode custear. “A gente sabe como está precária a educação nas escolas públicas, por isso incentivo minha filha e peço a Deus que ele passe nesse seletivo porque ela vai ter uma formação completa”, disse.
Para a jovem Mayra Cristina Costa Marinho, de 14 anos, de todas as vantagens da Escola Sesc, a que chamou mais atenção foi a possiblidade de morar fora. “Quando recebi a correspondência comecei a me preparar para a prova”, garante.
Na expectativa, a dona de casa Roseane Costa Marinho, 44 anos, espera que a filha “tenha a oportunidade que não tive”, exclamou.
Se torcida contar ponto para o resultado, Raíssa Gabrielle dos Anjos Silva, de 14 anos, certamente está na frente de muitos candidatos. Ela compareceu ao local de prova acompanhada com os pais, o mecânico José Francisco Cutrim, 38 anos e Maria Natividade dos Anjos Silva, assessora comercial, 42 anos.
Para Maria Natividade dos Anjos Silva, a esperança é que a filha alcance todos os seus objetivos, pois a Escola Sesc pode oferecer uma educação completa. “A qualidade do ensino é algo que não posso dar agora”, comentou.
“Espero que ela se desenvolva e alcance todos os objetivos dela. Como todo pai, eu quero o melhor e vejo nessa escola, o melhor para minha filha”, falou José Francisco.
Confiante, Raíssa já imagina como será estudar numa escola com tantas oportunidades, na qual destaca uma: “A biblioteca é a que me chama mais atenção”, destacou.
A próxima fase do processo seletivo da ESEM é a da entrevista que acontecerá entre os dias 25 de setembro e 16 de outubro. Já o resultado final será divulgado em 19 de novembro.
Localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) oferece uma proposta pedagógica diferenciada. Os estudantes selecionados passam a residir em uma comunidade residencial que integra alunos e professores. Baseada em modelos de escola de outros países, a ESEM oferece formação completa que tem como principal objetivo, incluir jovens brasileiros na sociedade do conhecimento, com ênfase na educação para a vida. Mais informações podem ser obtidas também pelo site www.escolasesc.com.br.