A programação do Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais 2013, com o tema “Tambores e Batuques” continua nesta quarta, 14, com a apresentação de uma das mais tradicionais danças paraenses: Samba de Cacete da Vacaria (PA), que acontece no Teatro Alcione Nazareth, às 19 horas, com entrada franca.
O Samba de Cacete da Vacaria é herança da tradição oral de comunidades quilombolas paraenses que apresentam descendência afro-Indigena-amazônica. Formado, em sua maioria, por moradores da zona rural da cidade de Cametá, as canções retratam o cotidiano social, o trabalho agrícola e crenças religiosas.
Seus instrumentos musicais são dois troncos de pau escavados no interior – tambores – tendo que apresentam nas extremidades um pedaço de couro e quatro “cacetinhos” de madeira. O grupo é formado tamboureiros, cantadeiras/sambadeiras e um percussionista, que sobem o palco caracterizados com roupas coloridas, saias rodadas e acessórios de sementes.
A dança inicia com passos suaves e acelera a medida que o ritmo da batida aumenta. Durante a apresentação, os integrantes Mestre Benedito Moia, Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Raimundo Moia e Nair dos Prazeres convidam o público para participar da festa.
Na quinta e sexta, dias 15 e 16 de agosto, os ludovicenses podem manter contato com a riqueza cultural dos estados da Bahia e Rio Grande do Sul. O grupo Raízes de Tocos (BA) mostra seu repertório musical extraído de tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo, cacumbu e viola na quinta (150, a partir das 19 horas, no Teatro Alcione Nazareth, enquanto o Alabê Ôni (RS) trazem à São Luís o tambor de sopapo nesta sexta (16), a partir das 19 horas, no Teatro João do Vale.