Todas as terças-feiras, a música instrumental brasileira, variada e criativa, ocupa um espaço nobre na programação do Sesc Instrumental, que acontece intervalo do almoço, na sala de dança do Sesc Deodoro. Em agosto, o público vai prestigiar composições do guitarrista e violonista, Jorge Delmiro que traz também no repertório um recorte musical brasileiro, bem como músicas maranhenses. As apresentações acontecem nos dias 6 e 13 de agosto, das 12h às 13h30. Entrada gratuita.
O Concerto, especialmente criado para o Sesc, é resultado de um novo projeto profissional do músico que depois de ter se dedicado ao estudo do violão e suas variações musicais ao longo dos anos, volta à cena. No repertório improvisa nos arranjos que definem a personalidade artística dele como jazz, clássicos da música brasileira, maranhenses e suas composições autorais.
Entre as mais conhecidas estão Wave, de Tom Jobim; Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Berimbau, de Baden Powell/Vinícius de Moraes, Asa Branca, de Luiz Gonzaga; Eu só quero um xodó, de Dominguinhos e Samba Moderato, de Jorge Delmiro. A apresentação tem acompanhamento dos músicos João Paulo, no Baixo e Fleming Bastos, na Bateria.
Dono de um apurado o gosto musical, Jorge Delmiro, atualmente professor particular de violão, iniciou sua carreira profissional tocando em várias bandas de rock e acompanhando diversos artistas nas noites maranhenses. Em suas referências musicais estão Marcos Pereira, Rafael Rabelo, Guinga, Chico Pinheiro, Yamandu Costa, entre outros.
Jorge Delmiro
De Imperatriz, desistiu da formação em Educação Física para se dedicar integralmente a Música. Como todo jovem o rock lhe foi mais atraente, assim como a vida cultural em São Luís.
Nos anos 90, excursionou por bandas e acompanhou diversos artistas locais. Depois optou pela formação técnica em violão erudito.
A partir de 1991 a guitarra elétrica entrou em sua vida, suas primeiras aulas foram com professores Diorgenes Torres, Pedro Duarte e Jessivaldo Oliveira, depois os estudos continuaram por conta própria até em 2002 quando iniciou o curso técnico de violão erudito na EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão), onde concluiu em 2009.
Como Guitarrista, participou por mais de dez anos da banda Legião Urbana Cover em São Luís-MA, acompanhou artistas locais como Wilson Zara, Cesar Roberto e outras bandas.
Como Violonista, acompanhou cantoras locais como Joseane Abrantes, Marcela Diniz, Tássia Campos, Alessandra de Queiroz e outros. Fez apresentações no SESC tocando música instrumental, em 2005 com “D’ Angelis em Trio” (tocando guitarra) e em 2006 com “Junior Barreto em Quarteto” (tocando violão).
Como professor de música, trabalhou em projetos da Prefeitura de Guimarães e em São Luís na Escola de Música do Município de 2007 a 2010. Decidiu reunir numa “Sala de Música” alguns alunos para compartilhar o conhecimento em violão, guitarra. Atualmente se divide entre ministrar aulas de música e sua carreira enquanto músico.