Dia do Desafio: Caxias comemora mais um título

31/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Realizado há 18 anos no Brasil, o Dia do Desafio tem mobilizado milhões de pessoas, das mais distintas idades, classes e formação, para um único objetivo: exercitar-se! No Maranhão, a edição 2013, realizada nesta última quarta-feira (29), não decepcionou: Caxias consagrou-se bicampeã, vencendo a cidade de Cólon (Panamá) com uma vantagem 16,61%. Itapecuru-Mirim e Paço do Lumiar também realizaram uma intensa programação e cumpriram o principal objetivo da competição: conscientizar os maranhenses sobre a importância da prática esportiva e os benefícios proporcionados à saúde.


Caxias vence pela sexta vez


A quarta-feira amanheceu diferente em Caxias. Esbanjando energia, disposição e vitalidade, os caxienses mais um ano acordaram cedo para participar do Dia do Desafio e mandar para longe o sedentarismo. O resultado desse empenho se comprovou nos números: mais um ano a cidade venceu a competição movimentando 32,61% da população, enquanto sua adversária, Colón, no Panamá, só mobilizou 16%.


A meta do Sesc em Caxias era realizar 68 mil atendimentos, ou 43.83% da população, aproximadamente 155.129 habitantes, para isso, as atividades começaram ainda de madrugada, 5h30. Em frente a uma loja de eletrodomésticos, mais de 800 pessoas participaram de um alongamento sob o orientação de educadores físicos do Sesc.


Na Praça da Catedral, o caminhão de som já chamava a população para participar da caminhada do Dia do Desafio. Jovens, adultos e idosos, inclusive os integrantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc, chegaram cedo para a concentração que aconteceu ao som de músicas como Gangnam Style, Amor de Chocolate e até Halem Shake.


Esses hits acompanharam a multidão que tomou conta das ruas de Caxias até o palco principal montado na Praça do Pantheon, onde o técnico do Sesc, Amarildo Brasil se preparara para realizar mais um aulão de ginástica para ninguém ficar parado.


Zenite Freitas, 62 anos, era uma das integrantes desse grande grupo. Todos os anos ela aceita o desafio e participa das atividades com muita disposição. “Esse é um momento de diversão e integração com as amigas, por isso participo todos os anos e gosto muito”, comentou.
Também no mesmo clima, o aposentado Raimundo Miranda, 68 anos, mais um ano compõe o time do Dia do Desafio e garante: “enquanto tiver vida e disposição vou acompanhar o evento como todos os anos”.


Simultaneamente em vários pontos da cidade, as pessoas realizaram alguma atividade física e registraram a participação ligando para o Sesc Caxias. Maria dos Santos Silva, 47 anos, fez uma atividade laboral com os funcionários da loja em que trabalha. “Eu sempre incentivo os colegas a fazer exercício, a se inscrever na academia e hoje não poderia ser diferente, participaram da atividade os 10 funcionários”, afirmou.


No Ginásio João Castelo, a Secretaria de Esporte do Município, representando a parceria da Prefeitura com o Sesc, promoveu atividade durante todo o dia. Pela manhã, participaram do aulão de ginástica, funcionários da secretaria e jovens de 9 a 16 anos do Projeto Educando com a Bola Toda. Além do aulão, aconteceram ainda partidas de tênis de mesa, vôlei, bad midon, futebol de campo, futsal e aeróbica.


“Essa é uma forma de incentivar os jovens a praticarem atividades físicas e ainda alcançar os pais”, comentou Rosiléia Cutrim, coordenadora do Projeto Educando com a Bola Toda.


Em uma das escolas municipais, o professor de educação física Wagner de Amorim Feitosa, 36 anos, aceitou o desafio e promoveu um grande aulão para 225 alunos e registrou a participação. “Eventos como esses são importantes para que as pessoas sintam o prazer de praticar algum exercício e deem continuidade ao longo do ano”, destacou.


Na paradinha para o almoço, os quase mil operários da construção da Vila Paraíso não também tiraram 15 minutos para praticar ginástica laboral. A técnica de enfermagem, Lidiane Almeida, 33 anos, acompanhou a atividade e comentou: “esse tipo de ginástica no ambiente de trabalho é importante para evitar o estresse, melhorar a parte emocional do funcionário, ajudando-o trabalhar com mais disposição”.


O passeio ciclístico aconteceu a tarde, por volta das 15h30, com saída no Ginásio João Castelo. Os ciclistas adquiriram suas camisas e bonés mediante inscrição doando 1kg de alimento não perecível, além de participarem do passeio, os inscritos concorreram ao sorteio de duas bicicletas.


À tarde, a tradicional caminhada na BR 136 foi acompanhada de ginástica aeróbica para ajudar a queimar ainda mais calorias. “Há algum tempo eu percebi que precisava sair do sedentarismo e recomendo ações como essas para que outras pessoas vejam como é importante”, frisou Aline do Vale, 23 anos, cuidadora de idosos.


Companheira de caminhada de Aline, Rejane Costa, 28 anos, universitária, conta que a nova rotina ajudou a combater a depressão. “Além da diminuição de peso que tive, ainda pude perceber a redução dos sintomas de depressão. Realmente fazer exercício é importante para tudo na vida das pessoas”, destacou.


Até às 21 horas, orientadores físicos do Sesc em vários pontos de Caxias agitaram a população. Por volta das 18 horas, mais de 30 mulheres participaram de um aulão. No palco central, apresentações culturais, como a dança do Lili fizeram o público dançar.


Na avaliação de Dênnys Sousa, técnico do Sesc responsável pela mobilização em Caxias, o sucesso do evento que completa sua 7ª edição é a conscientização da população. “A prática de atividades físicas tem sido altamente valorizada nos dias atuais, devido aos diversos fatores benéficos que produz como a diminuição do estresse, do sedentarismo e a capacidade de minimizar os efeitos deteriorantes da qualidade da existência”.


Com essa vitória, o Sesc contabiliza seis anos como campeão dessa disputa em que os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

 

Paço do Lumiar no Desafio 2013

 

Movimentando a população do município de Paço do Lumiar pelo 2º ano, o Dia do Desafio foi realizado no bairro do Maiobão e nas comunidades Zumbi dos Palmares, Pindoba, Porto de Mocajituba e sede de Paço do Lumiar. Educadores físicos, agentes de atividades de saúde, líderes comunitários, voluntários e parceiros se empenharam para oferecer um leque de atividades físicas para os participantes.


No pólo Zumbi dos Palmares, a criançada se divertiu com campeonatos de futebol, brinquedos infláveis, apresentação de Taekwondo e muitas brincadeiras que não deixaram ninguém parado. No pólo de Mocajituba, a Escola São Francisco reuniu crianças, pais e voluntários com brincadeiras com balão, demonstração de taekwondo, músicas infantis e uma caminhada de 15 minutos. Os pais que estiveram presentes também entraram no ritmo e muitos aproveitaram a oportunidade para se exercitar.


Na sede de Paço do Lumiar, um campeonato de futebol feminino foi o destaque das atividades. A mulherada mostrou que beleza e esporte podem caminhar juntos. Na Rua Nove do bairro do Maiobão as crianças se divertiram com cama elástica, minibasquete, travinha infantil e dinâmicas recreativas. No final da tarde, um passeio ciclístico percorreu as ruas do Maiobão e encerrou o percurso com o sorteio de duas bicicletas. A programação do Dia “D” terminou com a entrega da placa de Mérito Comunitário ao prefeito da cidade, Josemar Sobreiro, que agradeceu o trabalho do Sesc e ofereceu a placa a toda a população que participou do Dia do Desafio. Os atletas do dia ainda puderam se divertir com as apresentações de dança cigana, Bumba-Meu- Boi de Upaon Açu e o som contagiante da Banda Forró de Peso.


Itapecuru – Mirim: Infância com atividade física


Em Itapecuru-Mirim, o público-alvo da ação foram as crianças. Com uma grande Estação Físico-Recreativa montada na Praça Gomes de Sousa, alunos e jovens itapecuruenses se exercitaram e divertiram bastante com um aulão de capoeira, brinquedos infláveis e partidas de ping pong, basquete, futebol e voleibol durante toda a manhã. Nas escolas, dinâmicas, aeróbica e aula básica de capoeira marcaram o Dia “D” para alunos de diversas idades.


No Colégio Jesus Maria José, estudantes de 2 a 9 anos participaram, animados, da aula ministrada pelo grupo Abadá Capoeira. A diretora pedagógica Francisca de Assis revelou que três anos de participação na competição geraram bons frutos. “Em 2012 os alunos experimentaram a dança no Dia do Desafio e gostaram tanto que contratamos o professor Genivaldo Santos e hoje oferecemos a modalidade”, contou. Ainda segundo a diretora, essa é uma oportunidade única das crianças terem contato com novas modalidades esportivas e se motivarem à prática de atividades físicas
.


Na Unidade Integrada Santa Terezinha, localizada no Entroncamento, cada professor se responsabilizou em desenvolver uma atividade. Na programação, realizada durante todos os dias com as turmas matutinas e vespertinas, dança, futsal, aeróbica, corridas de saco, pula corda, bambolê, balão rival, dentre outras que movimentaram os estudantes. Márcia Barros, diretora pedagógica, afirma que o Dia do Desafio despertou os alunos e professores para a necessidade das atividades físicas como complementação da formação do aluno.