Belas paisagens, arquitetura histórica e tradições religiosas, foram os ingredientes do Passeio Turístico “Divino Espírito Santo”, realizado pelo Sesc nos dias 11,12,18 e 19 de maio à cidade de Alcântara. Apostando no potencial turístico maranhense, o Sesc realiza ao longo do ano, diversos passeios que visitam os principais pontos turístico do nosso estado, das dunas de Barreirinhas à beleza arquitetônica do Centro Histórico de São Luís, o Sesc tem levado maranhenses e turistas de outros estados a conhecer a diversidade e riqueza dos roteiros maranhenses. E no mês de maio, quando tradicionalmente a cidade de Alcântara realiza o festejo do Divino Espírito Santo, o Turismo Social visitou as tradições de uma das maiores festas religiosas do Maranhão.
O passeio teve início ainda em São Luís, com as informações sobre a área Itaqui Bacanga e Ponta da Espera, onde o grupo pegou o ferry-boat em direção à Cujupe e Alcântara. Na chegada a Alcântara o grupo visitou igrejas, ruínas históricas, casas de festa do Divino, e passearam por belas paisagens da cidade Patrimônio Histórico Nacional, divida entre as tradições de uma cidade histórica e a modernidade de um centro Aeroespacial.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada na Praça do Galo, foi o primeiro ponto visitado, lá os excursionistas conheceram a história de sua construção, que data de 1803, e souberam que esta era uma igreja frequentada somente por negros uma vez que não era permitida a entrada na igreja dos nobres. Em seguida o roteiro seguiu pela Casa de Cultura Aeroespacial, um lugar de memória viva da conquista aeroespacial brasileira. Maquetes de foguetes e do veículo lançador de satélite, além de um vídeo sobre a última operação de lançamento realizada em 2010, foram apresentadas ao grupo. As casas de festa onde realizadas a visita do Divino Espírito Santo também foram visitadas, o grupo foi acolhido pelos festeiros com doces de espécie, licor, e mais informações sobre a tradição do festejo tradicional na cidade de Alcântara.
.jpg)
Para a aposentada Aldenora Andrade, 77, o Turismo Social do Sesc tem o diferencial do serviço de qualidade garantida. “Já conheci o Brasil inteiro com o Sesc, o que eu gosto das viagens e passeios do Sesc é essa responsabilidade que eles tem com a gente, quando eu faço uma viagem com o Sesc já vem aquela garantia de que vai ser tudo bem, eu confio nas pessoas que vão estar com a gente, tratam a gente muito bem. Apesar de eu já ter visitado Alcântara, só estou conhecendo agora, conhecendo a história. Estou adorando o passeio, quero chegar em casa e contar para o meu filho porque quero que ele faça um passeio como esse”.
Segundo o técnico de turismo do Sesc, Jonivaldo Lopes, a atuação da instituição no turismo dentro do Maranhão tem sido estratégica, uma vez que as ações desenvolvidas na área tem oportunizado aos comerciários o acesso ao turismo não só dentro do nosso estado, mas oportunizado a conhecer outras regiões. Isso sem falar no incentivo aos roteiros maranhenses, muitas vezes desconhecidos pelos próprios maranhenses e que o Sesc faz questão de mostrar.
E para quem quer aproveitar as belezas maranhenses o Sesc ainda tem muitos passeios preparados ao longo de 2013: Julho – Lençóis Maranhenses, Agosto- Museus e Praça de São Luís, Setembro- Santo Amaro, Outubro – Pinheiro, Novembro – Chapada das Mesas. Informações e inscrições no Turismo Social, Sesc Turismo, Av. São Carlos, s/n, Jardim Paulista, Olho D’Água. Telefones: (98) 3248-8305 / 3248-8302.