Lastro Intercâmbios Livres em Arte promove atividades em São Luís

15/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte: Encontros de arte e crítica realiza em parceria com o Sesc uma nova etapa em São Luís. Artistas, curadores, pesquisadores, professores e todos os demais interessados em arte contemporânea podem participar da palestra com a arte educadora Juliana Borzino, que acontece dia 28 de maio, às 14h30. A programação também inclui uma oficina com o artista Yuri Firmeza, entre os dias 28 a 31 de maio, às 15h30.Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Auditório do Sesc Deodoro.


As vagas para o workshop são limitadas e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 32163830 ou pelo email galeriadeartesescma@gmail.com.


O projeto já circulou por Salvador (BA), Natal (RN) e João Pessoa (PB). A cada etapa, os encontros contam com a participação de artistas e críticos convidados, que ministram oficinas sobre as propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte.


Entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios também fazem parte da programação. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai e foi base de pesquisa para diversas iniciativas.


Aracaju (SE) é a próxima cidade no roteiro, participando do projeto nos dias 13, 14 e 17 de maio. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, o Lastro tem como objetivo principal desenhar redes de trabalho entre agentes culturais e realizar também uma pesquisa curatorial das cenas de arte na região Nordeste do Brasil.

PALESTRANTE


Juliana Borzino é licenciada em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É arte educadora no MAC-Niterói, C.C.dos Correios, C.C.Hélio Oiticica, Oi Futuro, e assistente de curadoria e pesquisa do Projeto Pedregulho de Residência Artística, Lastro – Intercâmbios Livres em Arte.


Realizou diversas exposições pelo Rio de Janeiro, como, por exemplo, como Lunáticas – Plano B Lapa, em 2012, Neblina Colagem – Neblina, em 2011 e Plano Sequência: música/artes/experimentações – Plano B Lapa.


WORKSHOP


Trata-se de um workshop que problematiza as relações entre cinema e arte contemporânea valendo-se de um arsenal de artistas e teóricos que pensam o cinema em sua dimensão expandida. Abordará ainda práticas subversivas a aparelhos que se tornaram inerentes à nossa maneira de habitar o mundo como câmeras de vigilância, detectores de presença, sensores e outros dispositivos.


YURI FIRMEZA


Yuri Firmeza é o professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, financiado por bolsa de pesquisa FAPESP, realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, dentre elas: Through the surfaceof the pages – Boston/EUA; O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria? – CCBNB – Fortaleza/CE; Gigantes por la propia Naturaleza – IVAM – Valência/ Espanha e Os Dez Primeiros Anos – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo/SP, além de participar do programa Rumos Itaú Cultural, da residência Arte In Loco, em Buenos Aires, da Bolsa Pampulha e do prêmio Marcantonio Vilaça.