Segundo dados da coordenação do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, na grande São Luís, hoje com 1,6 milhões de habitantes, quase 74 mil pessoas, com faixa etária acima dos 40 anos, são hipertensos. Como forma de alertar sobre os males causados pela doença, incentivando o cuidado com a saúde por meio da prevenção, o Sesc Turismo realiza nos dias 16 e 19 de maio, das 9 às 15 horas, ações educativas em alusão ao “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”.
Para esse dia estão previstas as seguintes atividades: aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações relacionadas à prevenção e controle da doença.
A Hipertensão Arterial ocorre com a elevação dos níveis e pressão sanguínea nas artérias, fazendo com que o coração tenha um esforço maior que o normal para fazer com que o sangue circule por todo o nosso corpo.
Alguns fatores que aumentam a pressão arterial podem e devem ser controlados. A mudança dos hábitos alimentares é um deles. Reduzir o consumo diário de sal é essencial. Deve ser evitada, também, a ingestão de alimentos gordurosos. Deve haver uma substituição deste tipo de alimentos por outros ricos em fibras, carnes magras, vegetais, frutas e peixes, por exemplo. Todos os dias, executar 30 minutos de atividades físicas é outra forma de evitar a doença. Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados. O acompanhamento médico, para quem for detectado com hipertensão, é indispensável.
Hoje, no Brasil, mais de 30 milhões de pessoas tem a pressão arterial acima do normal. A hipertensão é a maior causa de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto do miocárdio em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, em apenas cinco anos, o número de pessoas com hipertensão subiu de 21,6% para quase 24%. Cerca de 8% deste número está na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos e mais de 50% em pessoas com idade acima de 55 anos.