Sesc Partitura realiza concerto em homenagem a Antonio Rayol

06/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Atenas Brasileira na literatura, a terra de Gonçalves Dias também tem grandes talentos musicais, como Antonio Rayol. Sua vida e obra integram o grande acervo de pesquisa de João Mohana que, por mais de trinta anos, reuniu obras desse e de outros. Como forma de divulgação desse rico trabalho, foram disponibilizadas para o site do Projeto Sesc Partituras obras de Antonio Rayol e na última sexta-feira, 3, o Coral Arte Canto homenageou o músico apresentando a Missa Solene, no Auditório da Escola de Música do Maranhão.

 

O concerto marca as comemorações de um ano do Projeto Sesc Partituras, lançado em 2012 com o objetivo o resgatar a música erudita brasileira. A programação completa integra 26 concertos em 24 estados do país. Em cada um deles foram convidados para as apresentações músicos, corais e orquestras locais, como forma de incentivar os artistas regionais.

 

Pela primeira vez o Coral Arte Canto apresentou a composição completa com redução para acompanhamento de piano. A regência ficou por conta do cantor lírico, escritor, poeta, artista plástico e professor de canto, Simão Pedro Amaral, responsável pela disponibilização das partituras para o projeto.

 

“Soube do projeto há pouco tempo e logo me interessei em contribuir com obras de autores maranhenses que ainda não havia”, revelou Simão.

 

A apresentação contou com a participação de convidados como o tenor Sérgio Pacheco, a pianista Andréa Lúcia Rodrigues, o violonista Manoel Mota, o barítono Gilvan Oliveira Ferreira e a soprano Maria Itskovich.

 

A primeira a subir ao palco foi a soprano Maria Itskovich interpretando “Trovas”, do compositor, pianista, organista e regente brasileiro, Alberto Nepomuceno, considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira, outro homenageado da noite.

 

Em seguida, a soprano Fátima do Espírito Santo, integrante do Arte Canto, interpretou uma das músicas eruditas brasileiras mais conhecidas “Canto de Saudade”, de Alberto Costa.

 

Ao coral ficou os holofotes com a tão aguardada apresentação da Missa Solene, de Antonio Rayol, poucas vezes apresentada completa. A apresentação foi acompanhada ao piano por Andréa Lúcia Rodrigues e em alguns momentos pelo violonista Manoel Mota.

 

O repertório composto de 17 composições é resultado da mistura de maranhensidade temática à técnica europeia do século passado, sobretudo a técnica italiana do final do século XIX. Essa particularidade que rendeu aplausos de pé do público que compareceu ao concerto.

 

Essas e outras partituras encontram-se disponível na biblioteca online de partituras do projeto (http://www.sesc.com.br/sescpartituras/), com acervo exclusivamente de compositores brasileiros que disponibiliza gratuitamente obras na íntegra, desde o período colonial até os dias atuais. Algumas das composições são acompanhadas de arquivos de áudio no formado MP3, com a execução mecânica da partitura, gerada por um software de editoração.