Teatro, música, exposições, literatura e dança. Todas essas manifestações culturais integram a 4ª Mostra Sesc Amazônia das Artes lançado na última sexta-feira, 3, no Sesc Rondônia. O evento ocorreu na Área de Convivência da unidade Esplanada no Bairro Olaria, em Porto Velho. Técnicos de cultura do Sesc Nacional e os diretores da Instituição participaram da apresentação nacional de abertura para a imprensa e convidados.
Na programação de abertura, a artista plástica Yolanda Carvalho, do Estado do Piauí, fez uma demonstração de xilogravuras e explicou sobre as técnicas da arte para o público participante. A exposição intitulada "Luas" permanece até o dia 12 de maio, na Área de Convivência da unidade do Sesc Esplanada, em Porto Velho.
No sábado (4), a Galeria de Artes do Sesc Centro, em Porto Velho, recebeu a exposição "Meu álbum de retratos", da artista plástica Keyla Sobral, do Pará. A exposição também permanece aberta ao público até o dia 12 de maio.
As duas exposições, uma do Piauí e outra do Pará, foram selecionadas pela curadoria nacional do Sesc para comporem a linguagem de artes plásticas do projeto na edição de 2013.
O ponto alto da programação aconteceu a noite com o Show “Entre Rios” que reuniu pela primeira vez no Brasil, num mesmo ambiente e palco, o boi bumbá Corre Campo de Porto Velho, o bumba-meu-boi Maracanã de São Luís (MA) e boi Caprichoso de Parintins (AM), por meio dos levantadores de toada, Silvinho, Mestre Humberto e Mailzon Mendes.
“Em 2013 o show diferencial Entre Rios do Estado de Rondônia, é pautado no diálogo de três distintos sotaques de Bois Bumbas dos Estados do Maranhão, Amazonas e Rondônia, proporcionando um encontro de ritmos entre três grandes cantadores destes Estados”, explica Ceiça Farias.
“Foi maravilhoso reencontrar Humberto do Maracanã ali diante dos meus olhos. A surpresa me tirou o chão! Vê-lo cantando mesmo que fragilmente, ainda, presenciar a admiração e respeito dos outros cantadores do boi de outro lado do país para com ele foi magnífico”, desabafou a Coordenadora de Cultura do Sesc no Maranhão, Isoneth Almeida.
Para promover e incentivar o intercâmbio cultural, os departamentos regionais do Sesc que fazem parte da Amazônia Legal decidiram promover o Sesc Amazônia das Artes, projeto que viabiliza a circulação e o intercâmbio de espetáculos.
A programação 2013 Sesc Amazônia das Artes vai circular os estados integrantes do projeto ao longo do ano disponibilizando gratuitamente ao público, exposições de artes plásticas, oficinas, artesanato, shows musicais e peças de teatro. No Maranhão, o projeto acontece em agosto.
A mostra é resultado de uma parceira entre os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Piauí.