Sesc apoia Festival Maranhense de Animação

22/04/2013 às 00:00 por Viviane Franco

 

São Luís sedia a mais uma edição do Festival Maranhense de Animação – Maranime. O evento realizado entre os dias 23 e 26 de abril, pelo Instituto Formação, com patrocínio do Banco do Nordeste – BNDES e do Governo Federal, com apoio do Sesc no Maranhão, reúne mais de cem animações, mostras, oficinas, bate-papo com especialistas e exposição fotográfica. A abertura do festival acontece nesta terça-feira (23) às 19h no Cine Praia Grande, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

 

A novidade dessa edição é que a programação será descentralizada, com exibições simultâneas em quatro pontos da cidade. A programação principal acontece no Cine Praia Grande, mas também haverá sessões agendadas com escolas ou grupos de projetos sociais, no Sesc Turismo no Olho D’água, na Unidade de Educação Básica Arthur Azevedo, na comunidade Cabral Miranda e na Aliança Francesa. “O objetivo dessa descentralização é propiciar acesso à programação a um número maior de espectadores”, explica o diretor geral do festival e coordenador do Instituto Formação, Fábio Cabral.

 

O Festival tem como objetivo ser um espaço de divulgação dos trabalhos produzidos por crianças, adolescentes e jovens maranhenses. O evento superou a expectativa dos organizadores, quanto ao número de trabalhos inscritos na programação. Mais de cem animações serão exibidas durante os quatro dias de programação. O festival exibe trabalhos de jovens diretores e de animadores brasileiros reconhecidos, que já estão presentes há vários anos no circuito de festivais do gênero.

 

A programação do Maranime dedicará um espaço especial, sempre nos finais da tarde, para promover o diálogo entre animadores, especialistas da área, apaixonados pelo mundo da animação e o público. Entre os especialistas, o autor, diretor e roteirista da série de animação brasileira Tromba Trem, Zé Brandão, os diretores das animações maranhenses “A Ponte” e “Upaon Açu, Saint Louis, São Luís” Joaquim Haickel e Beto Nicácio, além de jovens monitores do Projeto Baixadanime da Baixada Maranhense.

 

O 2º Festival Maranhense de Animação também receberá a exposição fotográfica “Arari: Cores e Vidas”, produzida por adolescentes e jovens do município de Arari, que participaram de um Programa de Formação em Comunicação Educativa, promovido pelo projeto Arte e Cultura, realizado pela Estação Conhecimento em parceria com o Instituto Formação.

 

Instituto Formação

 

O Instituto Formação – Centro de Apoio à Educação Básica é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999. Desde sua origem trabalha acredita que todos têm direito a uma vida digna, respeito à diversidade, bem como a um território desenvolvido.
Por meio da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologia, a organização apoia iniciativas que promovam a democratização do acesso e produção cultural, compreendendo essa participação como direito de qualquer cidadão.

 

Confira a programação completa do Maranime na tabela abaixo: