A leitura é uma viagem sem precisar sair do lugar. Grande companheiro das horas de lazer, o livro é também a chave para a porta de entrada de universidades, empregos públicos e novos aprendizados. O mês de abril reúne duas datas consagradas a este guardião do conhecimento, que armazena todo o aprendizado humano e o Sesc não poderia deixar de celebrá-las como forma de incentivo a formação de novos leitores.
Com o projeto Sesc Leitura Literária, durante todo o mês, o Sesc se torna uma grande biblioteca infantil com momentos de leitura e contação de história para crianças e jovens. As atividades acontecem nos turnos matutinos e vespertinos na Biblioteca Rosa Castro Infantil e na Área de Vivência do Sesc Deodoro, se estendendo a escolas públicas, privadas e comunitárias.
Em Itapecuru, o mês do livro vem recheado com uma grande programação. De 2 e 23 de abril, acontece a Leitura Compartilhada e Confecção de Marcadores Personalizados e Origamis na Biblioteca do Sesc Ler, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Todas as noites, de 9 e 25 de abril, a partir das 19 horas, os frequentadores da Biblioteca do Sesc Ler participam de uma Roda de conversa com autores para conhecer suas obras de forma interativa.
De forma criativa, o “Bauzinho do Pintor” vai apresentar as obras de Cândido Portinari no período de 15 a 18 de abril, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
E não é só. O pequeno leitor vai ter oportunidade de saber como tornar a leitura algo ainda mais proveitoso por meio de uma palestra que acontece no dia 29 de abril, em dois horários das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Nesse dia acontece a abertura do concurso “Leitor nota 10”.
Vale lembrar que durante todo o ano, o Sesc desenvolve ações dentro e fora de suas unidades com a realização de projetos como Leitura Inclusiva, que promove interação social entre alunos da Escola de Cegos do Maranhão nas duas últimas sextas-feiras de cada mês; a Biblioteca Circulante que oportuniza a leitura entre comerciários, com o empréstimo de exemplares às empresas e o BiblioSesc, a biblioteca volante, que diariamente visita os bairros carentes de São Luís proporcionando o acesso à leitura e atrair novos amantes da literatura.
DIA DO LIVRO
As duas datas eternizadas em homenagem ao livro infantil são, dia 2 de abril, que se comemora o Dia internacional do Livro Infantil, é o dia que nasceu o dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e A Polegarzinha. A origem humilde do escritor há 208 anos não impediu que criasse histórias que encantaram gerações por todo o mundo; e 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, dia do nascimento de José Bento Renato Monteiro Lobato, um escritor estimado não só pelas crianças, mas também pelos adultos que tiveram a infância enriquecida pelos seus personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Grande parte das histórias infantis de Monteiro Lobato é ambientada no Sítio do Picapau Amarelo. O sítio transporta o leitor para um Brasil rural, simples e inocente. Seus personagens, muitos deles crianças como os próprios leitores, estimulam a fantasia e a imaginação em suas aventuras. “De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo”, teria dito o escritor.