A água é um elemento essencial para a sobrevivência dos seres humanos e indispensável para a perpetuação da nossa história. Dessa forma, cuidar desse recurso tão precioso é tarefa de todos nós, independente da idade, posição financeira ou nacionalidade. Para destacar esse compromisso e apontar medidas simples que colaborem para a preservação da água potável, o Dia Mundial da Água é comemorado em todo o mundo no dia 22 de março com uma vasta e dinâmica programação. Em São Luís, o Sesc sedia e desenvolve ações em prol dessa importante missão nos dias 21 e 22, na Unidade Deodoro.
Proclamado pela ONU, 2013 é o “Ano Internacional de Cooperação da Água”. E no Sesc a movimentação em favor da conscientização do maior número de ludovicenses iniciou nesta quinta, dia 21 de março. Durante todo o dia, na Área de Vivência do Sesc Deodoro, os frequentadores da Unidade tiveram a oportunidade de aprender com a exposição de equipamentos de teste da Caema, apresentação do laboratório entomológico da dengue (ciclo evolutivo da dengue) e distribuição de panfleto educativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), além de apreciar trabalhos com materiais recicláveis elaborados pelo Impur/ CPU e GPA/ Semusc. E o público infantil não ficou de fora da agenda de atividades. Os 500 alunos da Educação Infantil do Sesc assistiram a apresentação teatral “O dia em que a água acabou no Sítio do Pica Pau Amarelo”, uma reflexão didática sobre o manuseio da água e sua preservação.
No Dia Mundial da Água (22), “Recursos Hídricos no Maranhão e a Cooperação pela Água” é o tema da mesa redonda que traz entre os palestrantes os mestres Tomas Bonierbale e Mário Massao Goto. A programação acontece das 9 às 11 horas, no auditório do Sesc Deodoro. A cerimônia de encerramento está prevista para as 11h30.
Desde 1992, o Dia Mundial da Água instiga a população mundial a aderir à ao consumo sustentável e preservação do bem mais precioso da Terra. Essa mudança é possível e inicia com a incorporação de hábitos simples na rotina diária, mas representativos, como não poluir as fontes de água doce, evitar o desperdício nas atividades diárias e sempre que possível reutilizar a água. Faça a sua parte!