Sesc realiza Campanhas Alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

18/03/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Tosse com catarro por mais de três semanas? Este é um forte indício de Tuberculose. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos. O Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. Para conscientizar a população sobre a importância do combate a doença, o Sesc realiza nos dias 22, 23 e 24 de março, Campanhas Alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

 

A ação visa reforçar a prevenção contra a Tuberculose, com disponibilização de informações sobre sintomas, diagnósticos e tratamento nas unidades do Sesc na Deodoro e no Turismo e nas escolas públicas, visto que segundo alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até 15 anos com tuberculose frequentemente não são diagnosticadas por duas razões: falta de acesso a serviços de saúde ou falta de preparo dos profissionais para reconhecer sinais e sintomas da doença entre pessoas desse grupo.

 

Na sexta-feira, 22, a programação acontece na Área de Vivência do Sesc Deodoro, das 11 às 14 horas e nas escolas municipais da comunidade Divinéia, das 8 às 12 horas. No sábado e no domingo, a atividade se concentra no Sesc Turismo, com orientação aos frequentadores do local, das 10 às 14 horas.

 

De acordo com a Técnica em Saúde do Sesc, Janiele Freitas, essas atividades temáticas são importante para diminuição do número de casos, pois a maioria das famílias vulneráveis à tuberculose, vive na pobreza e sabe pouco a respeito da doença e sobre como conseguir tratamento. “Um dos maiores problema é que um adulto é diagnosticado com tuberculose, por exemplo, não são feitos esforços para checar se os que convivem com aquela pessoa também foram infectadas”, destacou.

 

Entenda a doença

 

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 

A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, ao falar, o portador da doença expele pequenas gotas de saliva que contêm agente infeccioso que pode se aspirado por outro indivíduo e assim contaminá-lo. Junto com o desconforto da tosse, também aparece um cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

 

Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.