O Dia da Mulher começou cedo no Sesc. Nesta quinta, dia 7 de março, as tradicionais homenagens e atividades oferecidas às comerciárias contaram com uma intensa participação na Unidade Deodoro, a partir das 9 horas. As atividades de educação em saúde e um momento literário iniciaram efetivamente a variada programação do Dia Internacional da Mulher, que se estende até o dia 16 de março, quando acontece o Aulão da Mulher.
Disponibilizando serviços de massagem, aferição de pressão, massoterapia, estética facial, orientação sobre DST’s e Aids e corretautilização do preservativo feminino, os técnicos do Sesc Saúde proporcionaram um momento de relaxamento e prevenção aos frequentadores do Sesc Deodoro. Apesar das mulheres serem as homenageadas, os homens também aproveitaram o momento para cuidar do bem estar e se informar. O atendimento e instruções seguiram até as 15 horas.
A partir de 12h30, os versos de poetisas maranhenses e brasileiras emocionaram o público na apresentação intitulada “Récitas Poéticas: Sarau Literário, versando sobre mulheres maranhenses”. Uma das autoras homenageadas foi a maranhense Dilercy Adler, que entre poesias e trabalhos artísticos, coleciona livros na sua estante de publicações, tais como Crônicas & Poemas Róseos Gris (1991) e Poematizando o Cotidiano ou Pegadas do Imaginário (1997).
Na sexta-feira, 8, o dia dedicado às mulheres, começa com a vitalidade do Grupo da Terceira Idade do Sesc Deodoro. Fruto do trabalho desenvolvido em oficinas sistemáticas, os idosos expõe o repertório musical do Coral Vozes da Sabedoria, da Banda Retratos e Canções e o Grupo Percussiva Idade. Logo após, imergindo em um importante debate, a violência contra a mulher ganha vida na apresentação de Isabel Lopisic, da Defensoria Pública, que alerta para esse problema que apresenta índices preocupantes no Brasil. E encerrando a programação, desenvolvida entre 9h30 às 11 horas, as integrantes do grupo apresentam “Encontro no Céu”, encenação teatral que decidiram criar para homenagear mulheres que se destacaram na história, tais como Maria Aragão, Profª Zoé Cerveira e Drª Rosa. A partir das 11 horas, as brincadeiras invadem a Área de Vivência do Sesc Deodoro, divertindo as comerciárias até as 14 horas. As 12h30, a Estação Recreativa dá uma paradinha e abre passagem para o espetáculo teatral “Espelho de Vênus”, do Grupo NAFEM, que ao batuque das caixas do Divino e das músicas afro, combate todo tipo de opressão social. À noite, a comemoração continua. Quem quiser soltar o corpo e abandonar o estresse, pode participar da Noite dos Ritmos, com o som da Banda Pakera, a partir das 19 horas, também no Sesc Deodoro.
No domingo, as homenagens às mulheres voltam ao Sesc Turismo, das 10 às 15 horas. As comerciárias que optarem relaxar na Unidade, podem concorrer a prêmios e se emocionar com a apresentação “Récitas Poéticas: Sarau Literário, versando sobre mulheres maranhenses”.
E para as mulheres que gostam de se exercitar, o Desenvolvimento Físico Esportivo preparou o Aulão da Mulher, com ritmos variados. A atividade está agendada para o dia 16 de março, das 8 às 12 horas, na Área de Vivência do Sesc Deodoro.
Permeado por lutas, conquistas, coragem e muita força, o Dia Internacional da Mulher é mais que uma homenagem, é um resultado concreto da luta contra o preconceito. Ao longo da história, mulheres de todos os cantos do mundo reivindicaram seus direitos e ganharam espaço na sociedade, principalmente no mercado de trabalho.