Praticar sexo mais seguro não significa que se tenha que prescindir do prazer. Porém, se feito com segurança é possível evitar uma série de problemas. Com objetivo de favorecer a multiplicação de conhecimentos a cerca das DST/AIDS, abordando a definição, identificação, sintomatologia, classificação, prevenção e tratamento dessas doenças, o Sesc Caxias promove de 26 a 30 de novembro, o Projeto Transando Saúde, das 14 às 18h, na sala de Cultura Martinha Cruz.
O foco do Transando Saúde é orientar comerciários e alunos de rede pública de ensino adolescentes sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável e incentivar o uso de preservativos e métodos contraceptivos, construindo, assim, uma cultura de prevenção e, consequentemente, reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo vírus da Aids (HIV) e assim como os índices de gravidez não planejada entre a população adolescente.
Por meio da realização do curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Saúde, o Sesc capacita novos profissionais dotados de informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis que serão responsáveis pela promoção da educação sexual e reprodutiva e a conscientização do público adolescente e jovem a respeito da saúde e dos cuidados de prevenção.
Entre os temas abordados no curso estão: Concepção de saúde / processo saúde-doença, Determinantes sociais, políticos, econômicos e culturais da saúde, Sexualidade humana: conceitos, mitos, tabus, diversidade cultural, além de ações de prevenção às DST/HIV/AIDS, aconselhamento, elaboração/apresentação de um Projeto Preliminar dos participantes e avaliação do curso.