A programação literária da Mostra Sesc Guajajara visa transmitir o conhecimento por meio da contação de histórias e ao mesmo tempo cultivar o hábito da leitura no público em geral. Entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro, magia do faz de conta invade escolas públicas, comunidades e lojas de São Luís.
Aliando diversão e conhecimento, uma equipe de artistas especializada em contação de histórias e literatura de cordel transforma escolas, comunidades e lojas em verdadeiros palcos das artes durante quatro dias de atividades. A programação iniciou no dia 29, com apresentação do grupo “Kissa Animações”, na escola U.I Dunches de Abanches, localizada na Mata e também na “Geriska Emmel”, no Novo Cohatrac, recebeu o grupo Xama Teatro.
No dia 30, o “Grupo Incucar” realizou apresentação na escola CE Cidade de São Luís e na Loja Marisa. A Raposa também estava no calendário de apresentações, representada pela escola UI Santo Antônio que recebeu o grupo Xama Teatro. Já no dia 31, as artes invadem a escola UEB Haydée Chaves, na Vila Esperança, UI Pedro Álvares Cabral, localizada na Cidade Operária, e o depósito do supermercado Hiper Bom Preço.
O encerramento da agenda literária está marcado para o dia 1º de novembro, com a apresentação do grupo “Kissa Animações” no Conselho Comunitário Sócio-cultural, localizado no São Raimundo e a Contação de Histórias do grupo Xama Teatro na UI Vila Embratel, às 10h.
A contação de história instiga a imaginação e a observação, além do gosto pela leitura. A narrativa ganha vida e por meio das histórias é possível trabalhar a capacidade de organização lógica e a linguagem oral dos ouvintes. Já a literatura de cordel, resgata as variadas vertentes da cultura popular por meio das linguagens escrita e oral de forma criativa e bem humorada.