Nos últimos anos, principalmente após o agravamento da epidemia de AIDS, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) readquiriram importância como problemas de saúde pública que têm na prevenção a principal estratégia de controle. É para estimular a prevenção das DSTs entre comerciários por meio da orientação e formação de multiplicadores, que foi lançado hoje (15), o Projeto Transando Saúde. Ao todo, 40 funcionários da loja Liliane irão participar do projeto, sendo que 20 deles tem encontro marcado de 15 a 23 outubro e os demais participam de 24 a 31, sempre no horário das 8h às 12h, no Sesc Saúde.
A programação do Projeto Transando Saúde iniciou com dinâmica de grupo, apresentação do projeto e cronograma de atividades. No segundo dia, haverá aplicação do pré-teste, por meio do qual, os participantes irão testar o grau de informação e esclarecer dúvidas sobre as DSTs e AIDS. No dia 17, os comerciários irão aprofundar os conhecimentos sobre sexualidade humana, conceitos, mitos, tabus, relação de gênero e infecções sexualmente transmissíveis. Já no terceiro encontro, marcado para o dia 18, os assuntos tratados serão a transmissão do HIV, conduta sexual, situação de risco. E no dia 19, sexo seguro e atitudes preventivas são os temas escolhidos.
No encerramento das atividades, todos os comerciários participam de uma visita a casa “Sonho de Criança”, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores do HIV. Ao final, os participantes devem elaborar um projeto preliminar para a realização da campanha educativa em outras lojas, tornando-se multiplicadores. “Essa foi uma forma de garantir que os comerciários repassem para outras pessoas todo conhecimento adquirido durante as palestras”, disse a Coordenadora de Assistência e Saúde do Sesc, Patrícia Oliveira.
Transando Saúde é um projeto do Departamento Nacional do Sesc, implantado desde 2003, que vem sendo desenvolvido por cada Administração Regional. O público-alvo são estudantes e funcionários de empresas do comércio, seus dependentes e comunidade em geral que frequentam as atividades e utilizam os serviços do Sesc.
Durante os encontros assuntos discutidos formas de prevenção e tratamento, o impacto social dessas doenças, além de estimular a implantação de programas de educação em saúde nas empresas e a capacitação dos participantes para tornarem-se agentes multiplicadores. “É importante realizar ações como essa, pois estudos realizados pelo ministério da saúde demonstraram através de boletim epidemiológico que a incidência da infecção do HIV/DSTs entre homens e mulheres vem crescendo gradativamente”, explicou a Geísa Cutrim.
A segunda turma inicia no dia 24 de outubro e vai até 31 de outubro. Para concluir as atividades, as duas turmas se reúnem para que cada comerciário fale de como foi a experiência de participar do projeto.