A produção teatral ganha um novo incentivo em São Luís com a realização da segunda etapa do projeto “Dramaturgia: Leituras em cena”, promovido pelo Sesc em parceria com o Departamento Nacional. Nesta edição, que acontece de 9 até dia 11 de outubro, das 14h às 18h, no auditório do Sesc Deodoro, diretores, atores e estudantes participam da oficina "Amados Dramas – Um olhar sobre possibilidades dramatúrgicas a partir da obra de Jorge Amado".
A atividade, desenvolvida pelo programa Cultura do Sesc Nacional em parceria com os Regionais, promove uma série de ações como oficinas, ensaios e apresentações das leituras dramáticas.
Realizado há sete anos no Regional Maranhão, o projeto tem como objetivo principal a valorização do texto e a leitura dramática entre o público da área cênica e a comunidade em geral, incentivando a partir da leitura de textos teatrais nacionais, a reflexão e o debate sobre a importância do papel da dramaturgia no teatro e o intercâmbio entre profissionais da área.
OFICINA
Trata-se de um workshop, ministrado pelo autor, ator e diretor, Claudio Simões, natural da Bahia, utiliza-se de jogos teatrais, técnicas vocais e corporais além de uma seleção de textos relacionados à obra do escritor Jorge Amado.
Dentre as atividades realizadas na oficina estão, a leitura encenada da novela curta, “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água” de Jorge Amado, a leitura e o estudo do texto teatral “O sumiço da santa”, de Claudio Simões, baseado no romance homônimo de Jorge Amado, além do debate sobre o processo de adaptação do texto narrativo ao texto dramático.
MINISTRANTE
Claudio Simões é Bacharel em Artes Cênicas-Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Em 1994, estreou profissionalmente como diretor com o espetáculo Puxa vida!, de Volker Ludwig numa co-direção com Celso Jr. e Teresa Costalima e ganhou o Troféu Bahia Aplaude, na categoria Melhor Diretor. Dirigiu ainda DIAS 94, com texto próprio, ganhando o Troféu Bahia Aplaude na categoria Destaque em 1994, e O mistério do chiclete grudado, de Elísio Lopes Filho garantindo o Troféu Bahia Aplaude, na categoria Melhor Espetáculo Infantil em 1995.
Na televisão, co-escreveu Alta Estação, novela de Margareth Boury, dirigida por João Camargo em 2006, na Rede Record, coordenou dramaturgicamente e escreveu roteiros para a série Em Cena Ação, da TV Anísio Teixeira, exibida pela TVE-Bahia em 2012.
A oficina acontece até a próxima quinta-feira (11), no auditório do Sesc Deodoro, das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone: 3216-3860.