Revelando talentos e reconhecendo o potencial da música maranhense, II Mostra Sesc de Música traz para o palco do Teatro João do Vale os selecionados 2012, em duas noites de apresentações marcadas por muita animação. A programação aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro e teve como objetivo difundir e preservar na memória as raízes culturais regionais e valorizar a diversidade musical da nossa terra como enriquecimento cultural.
No primeiro dia de apresentações, 4, o público pode conferir as primeiras seis músicas selecionadas no ano de 2012. Abrindo a noite, o cantor, compositor e instrumentista maranhense de Santa Inês, Daffé, apresentou sua musicalidade popular maranhense e nordestina, com a música “Morada”. Na sequência, outros cinco selecionados apresentaram suas músicas inéditas para um público atento e muito animado. Grande promessa na musica maranhense, o cantor e compositor Luan Azoubel apresentou sua canção “Mais alto que o céu”. Em seguida a interprete Mila Camões cantou a música “Só” de autoria de Claus Alves.
José Ribamar Negreiros Xavier que é músico percussionista, auto-didata e pesquisador, interpretou “Santos Padroeiros”, uma composição que reuniu experiências de muitos anos com as manifestações populares locais como o bumba-boi, tambor de crioula.
Com o instrumental “Chuva Fina”, o o professor da Escola de Música do Maranhão, reconhecido como um dos maiores guitarristas do Brasil, Jayr Torres, comprovou o porquê do seu estilo próprio atrair tantos admiradores e render o título.
Fechando a noite, o cantor, compositor com formação em música clássica pela Escola de Música do Maranhão, que ao longo de mais de dez anos vêm trilhando com sucesso mundo músical, Guilherme Guimas interpretou a música “Sambrasil”.
Na segunda noite da Mostra Sesc de Música “Onde Canta O Sabiá”, as cantoras Carol e Ana Tereza, revelaram no palco todo o talento, interpretando a música “Tribo de Poetas”, de Wanda Cunha, compositora que divide o talento com a carreira de jornalista, radialista e professora graduada em Letras.
A Mostra trouxe ainda o cantor, compositor, escritor, cronista de jornal, radialista e professor, Augusto Pellegrini, que interpretou seu samba-canção “As Madrugadas”. O ritmo da noite seguiu com as batidas maranhenses da cantora Camila Reis interpretando a música “A peleja de Casemiro em busca de Mada”. O professor da Escola de Música do Estado do Maranhão, diretor musical e músico Norlan Aragão Lima interpretou com maestria “Sinhorando”, em seguida, Fernando Japona, um músico de formação híbrida mostrou toda sua musicalidade com a composição “Violas e Tambores”.
Fechando com chave de ouro, o maestro, compositor, arranjador, trompetista. Norte americano, atualmente residindo em São Luis, com mais de 40 anos de experiência musical. James b. Howard regeu com sensibilidade a Infinity Jazz Band, que interpretou “Persons Of Interest”, arrancando aplausos da plateia.
Onde Canta o Sabiá integra a Rede Sesc de Mostras de Músicas, cujo objetivo é criar oportunidades para a formação e qualificação de produtores e consumidores da cultura. O projeto que não tem caráter competitivo, recebe apoio do Departamento Nacional do Sesc e busca, nos estados nos quais acontece, fortalecer a música por meio da divulgação da diversidade cultural brasileira, ao mesmo tempo em que estimula a pesquisa e intercâmbio de conhecimentos na área. Cada intérprete selecionado recebeu um troféu de participação entregue no encerramento do evento e a homenagem do público.
A programação da II Mostra Sesc de Música Onde Canta o Sabiá atingiu um público de cerca de 3 mil pessoas, que puderam apreciar talentos e composições genuinamente maranhenses, além de ampliar seus conhecimentos na área da música. Para quem prestigiou o evento foi uma verdadeira satisfação fazer parte desse grande projeto cultural do Sesc.