A dupla de violonistas Marco Pereira e Guto Wirtti comandou a segunda noite de apresentações da Mostra Sesc de Música “Onde Canta o Sabiá” no Teatro Alcione Nazaré. Com um repertório variado de alto nível técnico formatados para duo de violões, o concerto primou pela qualidade e pelo bom gosto.
Entre as composições, sambas como “Flor de Liz”, de Djavan e “Luz Negra”, do mangueirense, Nelson Cavaquinho, além da conhecida “Valsinha”, de Chico Buarque em parceria com o excepcional letrista, Vinícius de Moraes.
A dupla homenageou também o pianista e arranjador brasileiro de renome internacional, César Camargo Mariano tocando a música “Cristal”, imprimindo um ritmo forte e mais rápido a apresentação.
Num dos atos do concerto, a dupla deu lugar ao solo. O primeiro a tocar foi jovem, porém já experiente, Guto Wirtti, contrabaixista, arranjador e compositor, com a música intitulada “Aperto”.
Uma demonstração do grande talento que o consagrou como músico ao longo de sua carreira ao lado de vários artistas da música brasileira como Leo Gandelman, Hamilton de Holanda,Maurício Heinrorn,Toninho Ferraguitti, Celso Fonseca, Ed Motta , Luis Melodia,Wilson das Neves, Milton Nascimento,Jorge Ben Jor, Kassim, Duduka da Fonseca, Mart’nália, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik dentre vários outros, como o guitarrista americano Anthony Wilson, com quem gravou em 2010 o disco "Campo Belo".
Saindo de cena foi a vez do violonista, compositor e arranjador, Marco Pereira mostrar sua habilidade com as cordas tocando “Ternura”, com prelúdio de Villa Lobos, compositor e maestro brasileiro que inspirou sua tese sobre a música no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão.
Na estrada há muitos anos, o músico já levou seu talento a muitos lugares do mundo, como França e Estados Unidos e já gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.
O clímax veio com o pout-pourri com as músicas “O Astronauta”, de Vinícius de Moraes, “Iracema”, do grupo Demônios Da Garoa, “Cai Dentro”, de Eliz Regina, fechando com a música chamada “Beijo”.
Para encerrar, a dupla se inspirou no talento de Ary Barroso, que segundo, Marco Pereira, desde a sua juventude como pianista foi um ícone na cultura baiana. Conciliando o batuque com a musicalidade do compositor em “Na Baixa do Sapateiro”, o concerto foi coroado de sucesso, sendo aplaudido de pé pela plateia que acompanhou os músicos após o evento para autografar os CDS e livros que adquiriram.
O Concerto com Marco Pereira e Gutu Wirtti fechou o segundo dia de programação da II Mostra Sesc “Onde Canta o Sabiá” que acontece até o dia 5.