Música Pernambucana é atração do Sonora Brasil

04/10/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Para despertar nos maranhenses o interesse de ouvir a música brasileira e, ao mesmo tempo, incentivar a formação de público, o Sesc realiza a 15ª edição do Sonora Brasil trazendo ao Maranhão Truvinca e Grupo para duas apresentações, no dia 6, às 19h, em São Luís, no Teatro do Cine Roxy e também no município de Caxias, dia 8, às 19h, na Unidade Sesc.

 

Esta edição traz dois temas “Sotaques de Fole” e “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que foram desenvolvidos no biênio 2011/2012. Ambos com o objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

 

Truvinca e Grupo se apresentam no tema “Sotaque e Fole” que trazem no repertório o melhor da música regional de Pernambuco. “O projeto difunde a ampla e diversificada produção musical brasileira, possibilitando ao público o contato com o estilo de música que dificilmente são divulgadas na mídia. Além de incentivar a produção de músicas que colaboram para o futuro e cultura do país”, explicou o assessor técnico em música do Sesc, Vitor Castro.

 

Com entrada franca, o público maranhense poderá prestigiar o grande mestre da sanfona de oito baixos, conhecida popularmente como “pé-de-bode”. Este tipo de sanfona é considerada um dos instrumentos típicos na cultura nordestina e está diretamente relacionada à tradição oral. O pernambucano Truvinca tem uma técnica apurada e domínio pleno do repertório tradicional, o músico empenha-se também em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais, revelando que compreende a importância da preservação e difusão desenvolvimento da música nordestina.

 

O Sonora Brasil é um projeto criado pelo Sesc, que tem como objetivo difundir, por meio de apresentações gratuitas pelo país, o trabalho de artistas que produzem a música brasileira, valorizando a cultura presente em cada região do país. O show “Sotaque de Fole” tem classificação livre.