A riqueza do patrimônio musical brasileiro, em especial o Samba e a Bossa Nova foram estilos presentes no Cine Música do Sesc. A atividade integra a programação do evento “Onde Canta o Sabiá, nas manhãs dos dias 3 e 4, das 9h às 12h, no Sesc Turismo.
Na quarta-feira, o intercâmbio artístico e cultural teve como público alvo, aproximadamente, 120 alunos do Centro de Ensino Médio Roseana Sarney Murad, localizado no Habitacional Turu.
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da Música Popular Brasileira (MPB), por meio do curta metragem “Samba e Bossa Nova: Música do Brasil” que mostra o dia-a-dia dos artistas, apresentações, gravações e entrevistas. O curta partiu do samba de Pixinguinha, Noel Rosa, Martinho da Vila, João Nogueira, além de João Gilberto, ícone da Bossa Nova e também a MPB de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Nara Leão e Jards Macaé.
O Cine Música, tem o objetivo de incentivar a exibição da cultura brasileira e estimular a formação de plateia, logo, as exibições do cine foram selecionadas cuidadosamente pelo Sesc e Programadora Brasil. “Ao selecionar os curtas, tivemos a preocupação de contribuir para a formação de público e difusão do conhecimento da história da MPB, além de preparar os jovens para provas como o Enem, que também trabalha o assunto”, explicou a Técnica de Cultura do Sesc, Márcia Braga.
Além de incentivar o apreço por esse estilo musical, falar da história da MPB envolve aspectos políticos, culturais e sociais. “O curta contribui para aumentar o conhecimento não só da música, mas também, envolve outros assuntos que dizem respeito à arte, história, literatura, sociologia, entre outros”, destacou a professora, Mary Jane Oliveira.
A partir do contato com o Cine Música, os alunos tiveram acesso à diversidade cultural do país. “Muitos jovens não conhecem esses estilos de músicas e o quanto eles foram e são importantes para o progresso da cultura brasileira. Projetos como esse, são importantes para facilitar o acesso a esses estilos musicais, que muitas vezes são desvalorizados pela juventude de hoje”, desabafou o estudante, Carlos Frank, 16 anos.
O evento “Onde Canta o Sabiá” iniciou na terça, 02, com show musical de artistas maranhenses. As atividades se estendem até o dia 5 de outubro e compreendem além de apresentações dos músicos participantes, atividades paralelas com workshops, exibição de documentários, oficinas, concertos em teatros, escolas públicas e no Sesc.