Galeria de Arte do Sesc recebe obras de Beatriz Milhazes

02/10/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Reconhecida internacionalmente por seu trabalho visual, a carioca Beatriz Milhazes tem um merecido espaço na Galeria de Arte do Sesc com a exposição “Um Itinerário Gráfico”, que faz parte do projeto ArteSesc. A vernissage acontece dia 3 de outubro, a partir das 18h30. As visitações acontecem gratuitamente de 4 a 31 de outubro, das 9h às 12h e das 13h30 às 20h. O agendamento prévio de visitas mediadas pode ser realizado por meio do telefone: (98) 32163830.

 

A exposição faz parte do projeto ArteSesc,que desde 1981 realiza exposições itinerantes de artes visuais, que circulam por todo o país, com mostras da produção brasileira, abrangendo vários temas, técnicas e suportes de artistas de diferentes épocas, selecionadas por curadorias.

 

A Mostra é composta por nove serigrafias impressas artesanalmente, produzidas entre 1996 e 2003, além de uma colagem intitulada, “Meu Bem”. A Artista buscou no modernismo de 1922 sua referência de cores, principalmente em Tarsila do Amaral. O movimento das gravuras faz o olhar do observador percorrer toda a tela de uma só vez, e retroceder aos poucos para se atentar aos detalhes.

 

As cores, fortes e atrativas não permitem que as obras passem despercebidas. As flores, crochês e rendas das gravuras lembram o universo feminino, trazendo a memória a sensualidade e a percepção do corpo.

 

Segundo a Assessora em Artes Visuais do Departamento Nacional do Sesc, “a exposição inédita de Beatriz Milhazes, dialoga com a sociedade, uma vez que a artista imprime nas gravuras uma ressignificação de objetos que não teriam valor que são enriquecidos por meio da arte”.

Sobre a Artista


Beatriz Milhazes é pintora, gravadora, ilustradora e professora. A artista, Frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em várias universidades dos Estados Unidos. Sua obra vem se destacando em exposições no exterior. Recentemente expôs na Fundação Cartier Pour L´art Contemporain, Paris, em 2009, e Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) em Vitória, em 2010.

 

O trabalho Da Artista é mundialmente conhecido. A tela “O Mágico” (2001) foi arrematada na Sotheby´s de Nova York por US$ 1,049 milhão, um dos valores mais altos já alcançados por um brasileiro vivo num leilão internacional.

 

WORKSHOP

 

O Sesc promove a partir da próxima terça-feira (9) e na quarta (10), o workshop “Arte Contemporânea Brasileira, Conceitos, Temas e Poéticas", ministrado pela curadora Luíza Interlenghi. O Sesc disponibiliza 20 vagas para o curso que acontece das 15h às 19h na Galeria de Arte do Sesc. O workshop apresenta um panorama abrangente das vanguardas históricas e da produção artística de ponta no atual setor das artes visuais.

 

Mais informações por meio do telefone: (98) 3216-3830 ou pelo email: galeriadeartesescma@gmail.com.