14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes: programação que valoriza a multiplicidade cultural

05/09/2019 às 15:55 por Clariana Wolff Ribeiro Bezerra

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes caminha para a sua 14ª edição se firmando como o maior projeto maranhense que engloba todas linguagens artísticas. Sendo um importante espaço para valorizar a multiplicidade cultural, estimular a produção local e oportunizar o contato com artistas do panorama nacional. A programação deste ano acontece de 05 a 11 de outubro, ocupando diferentes espaços de São Luís. 

O evento segue com sua proposta de trazer atrações inéditas para a cidade. Dessa forma, na programação musical deste ano conta com o show da cantora e compositora Alice Caymmi/RJ, que além de possuir um sobrenome com grande legado para a MPB, trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional através da sua voz e composições marcantes. Além dela, o evento recebe na noite de encerramento a cantora e compositora MC Tha/SP, que ganhou grande repercussão esse ano com o lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Rito de Passá”. Essas programações ocorrem na Praça Nauro Machado e recebem ainda músicos e DJs locais. 

Nas artes cênicas o destaque vai para as produções maranhenses, como a apresentação do primeiro espetáculo musical de texto autoral da EnCanto Coletivo Cultural, chamado “Cadê a Herança? – uma comédia musical”, que conta a história sobre família embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos. A vida de Elis também será representada no espetáculo da Pulsar Cia de Dança. Para os amantes de dança outro espetáculo imperdível é “Ofélia Territórios Movediços”, da bailarina carioca Camila Fersi MG/RJ, um solo de dança inspirado na  personagem Ofélia, da peça Hamlet de Shakespeare. 

O universo da literatura será contemplado com a realização do sarau com a temática literatura e representatividade. Para enriquecer essa programação acontece a palestra de Márcia Kambeba/ PA, mestra em geografia cultural, compositora, escritora, fotógrafa, palestrante e poeta, que possui trabalhos sobre a questão política dos direitos indígenas. Seguindo com o compromisso de fomentar a troca de saberes, a programação da Aldeia conta com oficinas de dança contemporânea e palestras sobre direitos culturais e sobre arte indígena.

Para valorizar a produção audiovisual, a programação inclui a Mostra Itinerante de Cinema Nueva Mirada, voltada para o público infanto-juvenil, com filmes que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e abarcam a realidade da infância e juventude de diversos países. Além desta, também será exibida a Mostra Cinema Marginal, voltada para o público adulto.

A programação completa da 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes é gratuita e será divulgada em breve no site oficial do Sesc e nas redes sociais do evento.