Programa Mesa Brasil Sesc

É um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. É uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no país.

Uma ação conjunta que integra o SESC, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço para a diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos.O Mesa Brasil SESC, como ação emergencial, baseia-se no princípio, já aceito internacionalmente, de que a alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão.

No Maranhão, além de São Luís, o programa se estendeu em 2004 à cidade de Caxias. Atendendo instituições carentes no município,  entre seus parceiro destacamos supermercados, hotéis, frutarias, galererias e laticínios. 


MODELO DE ATUAÇÃO
 
A rede MESA BRASIL SESC, como uma iniciativa de ação social permanente na área de segurança alimentar e nutricional sustentável, integra empresas, entidades sociais e voluntários, através de dois modelos de atuação:
 
- O BANCO DE ALIMENTOS é um centro de recolhimento e distribuição de alimentos, geralmente sem valor comercial. Busca onde sobra, armazena e os disponibiliza para as entidades sociais.

- A COLHEITA URBANA encarrega-se de coletar, todos os dias e de forma segura, alimentos frescos, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos industrializados entre outros, e de encaminhá-los para entidades sócias. A colheita urbana não possui estoque, pois a distribuição é imediata. Busca onde sobra e entrega diretamente onde falta. É o modelo utilizado pelo SESC Maranhão.

 

 

O MESA BRASIL coordena a maximização de esforços e recursos, permitindo que as empresas doadoras tenham sua agenda social facilitada, oferecendo-lhes condições para que possam exercer sua "cidadania empresarial".

 

Podem participar empresas de comércio, distribuição e indústria de alimentos, e também empresas de serviços como, por exemplo, transportadoras.

 

 

O Programa não faz atendimento direto a pessoas físicas. Todo o trabalho é direcionado às entidades cadastradas, com prioridade para as mais carentes.


É através destas entidades que as pessoas são atendidas. O MESA BRASIL SESC não fornece a refeição completa, mas complementa e reforça a refeição, somando valor nutricional à mesa do brasileiro.

 

Para mais informações sobre o programa e a participação de empresas e pessoas voluntárias, entre contato com os programas já existentes nos estados.

 

MISSÃO

"Contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, através da doação de alimentos, da promoção de ações educativas e da responsabilidade compartilhada entre doadores, entidades sociais e voluntários em todos os Estados do país onde o Sesc atua.
 
VISÃO
 
"Ser referência como uma rede de Solidariedade que desenvolve um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.
 
DIRETRIZES
 
- Manter um programa permanente de combate ao desperdício de alimentos, encaminhando-os a instituições sociais que oferecem refeições mas não possuem gêneros em quantidade suficiente, através da coleta, seleção e distribuição dos alimentos doados.
 
- Complementar a alimentação servida em instituições sociais, creches, asilos, albergues, orfanatos, entre outros, dentro do conceito de segurança alimentar e nutricional.
 
- Promover a ação social das empresas, principalmente das áreas de produção, distribuição e comercialização de alimentos, através do redirecionamento dos alimentos doados.
 
- Incentivar e promover a ação voluntária como forma de participação no desenvolvimento da comunidade.
 
- Garantir a máxima qualidade dos alimentos desde sua doação até seu consumo final, atendo-se aos critérios e orientações do PAS-Programa de Alimentos Seguros.
 
- Interar-se nos movimentos de combate à fome existentes na sociedade.
 
- Colocar à disposição das instituições as orientações necessárias para que possam fornecer à sua clientela uma alimentação de qualidade, através de cursos, treinamentos, palestras, visitas, estágios, oficinas culinárias sobre aproveitamento integral de alimentos e alimentos não convencionais.
 
- Capacitar os manipuladores de alimentos das instituições sociais e voluntários.
 
- Informar sobre "Boas Práticas" e PAS - Programa de Alimentos Seguros às empresas doadoras.
 
PRINCÍPIOS NORTEADORES
 
Cidadania;
Qualidade de vida;
Excelência de qualidade;
Responsabilidade Social compartilhada – SESC, empresas, instituições e voluntários;
Autonomias das instituições;
Integração com outros programas;
Transparência e credibilidade.
 
SEJA PARCEIRO
 
Se você quer aderir à rede de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimentos, seja parceiro do Programa Mesa Brasil. Faça contato através dos telefones e endereço abaixo.
 

O QUE PODE SER DOADO?


O Programa Mesa Brasil recebe doações de:


- Alimentos não perecíveis em condições adequadas para o consumo humano, com ou sem valor comercial;
- Embalagens para transporte e acondicionamento;
- Serviços gráficos;
- Material de higiene e limpeza;
- Logística e combustível;
- Utensílios culinários;
- Ações educativas;
- Cessão de espaços para atividades.


Não serão recebidos: refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos, alimentos com embalagens danificadas e fora do prazo de validade.

 

QUEM RECEBE AS DOAÇÕES?


O Programa Mesa Brasil repassa integralmente as doações recebidas para as Instituições Sociais cadastradas.


Para inclusão no Programa as Instituições deverão obedecer aos critérios:


- Ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos;
- Não ter vínculo político-partidário;
- Apresentar os seguintes documentos: Ata de posse vigente, CNPJ, estatuto social, regimento interno, declaração de utilidade e pública, certificado de registro nos conselhos de assistência social, saúde ou educação.
- Promover o atendimento sistemático à população em situação de risco e vulnerabilidade social, sem discriminação de qualquer espécie (religiosa, étnica, etária, social, cultural, econômica);
- Compromisso com a participação nas ações educativas promovidas pelo programa e sua replicação entre seu publico atendido.

 

Sede do Programa Mesa Brasil em São Luís:
Avenida Gomes de Castro, nº 132 – Centro - São Luís – Maranhão. CEP: 65.020-230
Telefone: (98) 3216-3845
Horário de Funcionamento:
Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 - de segunda à sexta-feira

 

Sede do Programa Mesa Brasil em Caxias:
Praça Cândido Mendes, 1131, Centro - Caxias – Maranhão. CEP: 65.600-010
Fone/Fax (99) 3521-3862
Horário de Funcionamento:
Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 - de segunda à sexta-feira

 

Av. Gomes de Castro, 132  - Centro  - Fone:  (98) 3216-3800
Cidade: São Luís  - Estado: MA - CEP: 65020-230
© 2008 - 2016 | Sesc no Maranhão
Todos os direitos reservados